sábado, 13 de março de 2021

Dodge Fargo Anti-Tank M6 .37mm - 1:35 scale - Parte 1


 Dodge Fargo Anti-Tank M6 .37mm

A escolha desse kit que possuo há muitos anos guardado no meu estoque particular deu-se apenas e simplesmente por eu gostar muito desses modelos fabricados e utilizados pelos americanos durante a Segunda Guerra Mundial nos Teatros de Operações da Europa/África e Pacífico.

Começo sempre fazendo uma apresentação do kit.


KIT

Trata-se de antigo kit da Italeri com a nomenclatura "Anti-Tank Dodge".

O que me fez apaixonar por ele foi a beleza singela do modelo!

Quem leu a apresentação do breve histórico dele no post anterior já entendeu que tratava-se de um veículo que foi concebido para utilização específica, embora durante o processo provou ser ineficaz e com armamento já ultrapassado para as necessidades de época, sendo adaptado depois nas várias frentes para transporte de homens e coisas menos importantes.

 

SPRUES

Embora bem injetados, ainda assim um pouco falhos, talvez por terem sidos fabricados há algum tempo. Hoje as fôrmas evoluíram e oferecem detalhes melhores, mas mesmo assim torna o projeto desafiador


  

MANUAL




DECAIS

Os do meu kit por terem ficado guardados por muito tempo talvez não possam ser aproveitados e eu tenha que utilizar outros de folha à parte ou ainda talvez por escolher outra pintura e por consequência novas marcações


ESTUDO DE CORES E AMBIENTAÇÃO DO MODELO

Quem acompanha meus trabalhos aqui no blog sabe que o Estudo de Cores e Ambientação do modelo é uma fase importantíssima depois da pesquisa histórica. O fabricante além do brevíssimo histórico no início do manual indica as vezes duas ou no máximo três marcações e pinturas. Eu costumo nas minhas pesquisas ir o mais fundo que posso. Nesse caso específico, esse modelo serviu nas três frentes da guerra e oferece uma opção maior, porém as pesquisas fotográficas principalmente não resultam em muitas opções de marcações. Encontrei imagens com variações de armamentos inclusive na dianteira, outra muito interessante de um Batalhão de Engenheiros Sea Bee (Abelhas do Mar) da US Navy naquele tom de cor lindo da Marinha Americana, que seria uma opção muito boa, porém nenhuma retornou o modelo com o armamento original de fábrica .37mm na caçamba, apenas bancos na traseira para transporte de suprimentos e homens, deixando o projeto pouco interessante.

Outra opção seria a já tão conhecida Olive Drab utilizada pelo US Army, Exército Americano na frente europeia, mas ainda assim resta mais uma outra da frente africana com CAMO (Camuflagem) com Olive Drab e "zebrada" com o tom de cor areia. Embora o modelo já esteja em fase de montagem como verão nos posts  que se seguirão à este, ainda estou realizando contatos com Amigos modelistas mais experientes e outros meios que possam me esclarecer as ideias de marcações. Portanto vou definir as cores mais adiante e farei um aparte para explicar essa escolha.

Até lá espero que continuem seguindo a montagem, fiquem à vontade se quiserem me enviar comentários, todos serão bem vindos.

Abaixo vou postar as três opções de cores para a pintura do modelo, com certeza uma delas vai ser a escolhida mais adiante:

Olive Drab US Army
 
CAMO - Olive Drab/Areia - Frente Africana

Azul Acinzentado ou Cinza Azulado - Sea Bee - US Navy

Por enquanto vamos seguindo com as postagens da montagem e outros detalhes que serão mostrados em breve.

Até lá...

Forte Abraço!

Osmarjun

Nenhum comentário:

Postar um comentário