domingo, 19 de abril de 2015

Projeto Spitfire Mk V 1:72 - Conclusão


Um dos primeiros kits que adquiri, ainda no começo de minhas incursões pelo mundo deste hobby.
Depois de algumas compras o destino e a apreciação pela militaria e figuras me levaram a nunca tentar montar um avião
Possuo alguns bons kits guardados e confesso que a montagem deles era um projeto bem distante na minha imaginação.
Porém um fato importante me fez rever meus planos, quando meu Grande Amigo Profº Jefferson
apaixonado por aviação e modelista também, esteve a passeio na Russia, mais especificamente na cidade de São Petersburgo, antiga Leningrado, cidade que resistiu as custas de muito sacrifício aos assédios alemães durante a Segunda Guerra Mundial


De lá mandou-me fotos e trocamos diversas conversas sobre vários assuntos e um deles é claro sobre a sua visita a uma loja de modelismo.


Um  Detalhe importante...

Mais ou menos em 1995 ou 96 fiz um comentário com ele que possuía um kit de um Spitfire na escala 1:72 e que iria montá-lo em algum instante de minha vida, porém minha frustração era de que o modelo apesar de razoavelmente detalhado não possuía a "cereja do bolo", ou seja, não vinha com a figura do piloto para ser colocado no cockpit.
Um dia, sem esperar me aparece o Profº Jefferson com uma figura de um piloto que pertenceu a um kit seu, que padecera por ocasião de um acidente provocado pela sua avó, que ao tentar limpar o local (coisa que mais abomina todo modelista)  provocou a queda e destruição quase por completa do mesmo.
Agradeci imensamente, apesar da dor compartilhada pela perda do modelo dele, guardei a referida figura nos meus arquivos para que se algum dia fosse montá-lo, pudesse usá-la.
Os caminhos do modelismo acabaram me fixando na militaria e nas figuras, nas escalas maiores e portanto a chance de montar os aviões foram ficando esquecidas.

Quando meu Amigo retornou da viagem à Russia acabei ganhando dele alguns kits de militaria e figuras que apreciei muito!
Fiquei muito feliz e senti uma vontade imensa de retribuir os presentes recebidos, foi quando lembrei-me do Spitfire que estava guardado há anos, resolvi então tentar a façanha de montar um avião, coisa que nunca havia feito até então e além disso adicionar aquele piloto que estava guardado há tantos anos que me foi dado de presente por ele.
Seria uma forma de voltar no tempo e ainda por cima restaurar ao seu dono o piloto daquele modelo destruído.

Desculpe-me pelos relatos pessoais, mais seria muito frio, relatar e mostrar as fotos apenas de mais um modelo montado.

Osmarjun

Montagem do Spitfire Mk V  da Revell na escala 1:72

O manual apesar de bem simples revela que a montagem deste modelo é bem simples:



Modelo na Bancada

Após a pintura que optei por uma dentre as muitas faces existentes dele a longo do conflito
apliquei os decais, que apesar de fácil eram muitos e por já terem algum tempo de vida, guardados apresentaram-se até que bastante trabalháveis.
Usei Micro Set e Mico Sol para ajudar na fixação, aqui nas fotos  abaixo
ainda restavam o envelhecimento e desgastes:



O piloto já sentado no cockpit, por ser bem pequeno
talvez seja difícil visualizar na foto,
 tentei fazer o melhor

Modelo Terminado

Abaixo as fotos do modelo terminado e pronto para ser entregue ao meu Grande Amigo!






base







Espero que tenham apreciado.
Forte Abraço!
Osmarjun

Nenhum comentário:

Postar um comentário